Nascida e criada em Entre Rios de Minas/MG, Sueli Rezende é artesã e se dedica à criação de diversas peças de capitonê: colchas, bolsas, capas, entre outras. Encantada pelo seu próprio trabalho, começou no artesanato há mais de dez anos de uma maneira inusitada.
Descubra abaixo como isso ocorreu a partir da entrevista realizada pela arte-educadora Elis Fernanda, que coordena o Arte Por Toda Parte Entre Rios. Leia a seguir!
Como começou nesta atividade? Contar um pouco da história.
Eu morava em Sorocaba, no interior de São Paulo, quando vi uma moça fazendo uma peça dentro do ônibus. Então, um dia me sentei do lado dela, comecei a conversar e ela disse que me ensinava.
Fui na casa dela e lá ela fez três pontos diferentes enquanto eu via. Depois, fui para casa e terminei a capa. Guardei por uns cinco anos para só então começar a fazer outros trabalhos. Desde então, não parei mais! Amo o que faço me acalma!
Sou admiradora do meu próprio trabalho.
Há alguma curiosidade sobre o seu trabalho que gostaria de contar?
A grande curiosidade é que já ensinei várias pessoas e nenhuma continua fazendo, só eu que faço! (risos) Minhas filhas têm interesse em fazer, mas ainda são pequenas ainda. Então, ainda não as incentivo por enquanto.
Como você se sente ao realizar a sua arte?
Me sinto realizada com cada peça que faço, me acalma.
O Conto de todos os cantos sobre Entre Rios de Minas é patrocinado pela Vallourec via Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Entre Rios e Lei de Incentivo à Cultura.
Comments